Sinônimo: Porcelia goyazensis R.E.Fr.
Banana-de-macaco
Árvore inerme, monoica, caducifólia, até 12 m de altura e 30cm de DAP. Casca externa cinzento, íntegra ou superficialmente dividida; casca interna brancacenta, fibrosa. Madeira brancacenta, leve. Folhas simples, alternas, glabras, com 7-10 x 2,5-3,5 cm. Flores amareladas, diclamídeas, actinomorfas, com ± 2,5 x 3 cm. Fruto com 2-6 monocarpos alongados, suculentos, polispermos, com até 7 cm de compr. Sementes oblongas a elípticas, com 10-15 mm, em duas fileiras e imersas em polpa adocicada.
Ocorre nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Bahia. Tem distribuição irregular no Cerrado, sendo frequente em alguns pontos do Triângulo Mineiro e do centro-sul de Goiás, e pouco frequente ou ausente nas demais áreas. Ocorre em florestas estacionais perenifólias e subcaducifólias.
Perde as folhas na estação seca, floresce no final dessa estação e apresenta frutos maduros no meado da estação chuvosa. As flores são polinizadas por besouros. As características dos frutos sugerem que as sementes são dispersas animais arborícolas e terrestres.
Fornece madeira apropriada para confecção de caixotes, molduras e forros. Os frutos servem de alimento para o homem e para macacos, aves e animais terrestres. Alguns estudiosos encontraram compostos com propriedades fungicidas, bactericidas, virucidas, antimaláricas e anticancerígenas na casca, ramos, folhas, raízes e sementes dessa árvore. A espécie pode ser indicada para formação de pomares de fruteiras nativas, arborização urbana e recomposição de áreas desmatadas.
É multiplicada por sementes, que aparentemente demoram para germinar e apresentam baixas taxas de germinação. É provável que esses empecilhos possam ser superados mediante imersão das sementes em solução de água com ácido giberélico, conforme o procedimento adotado por Mello (1993) para sementes de Annona crassiflora.
Ocorre em poucas áreas do Cerrado, onde vem subsistindo em fragmentos florestais alterados e sujeitos a derrubadas de árvores, incêndios e invasões de gado. No entanto, não figura na Lista da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção (MMA, 2014).

Superfície do ritidoma de indivíduo em floresta estacional caducifólia. Brazlândia (DF), 05-07-2005

Frutos (carpídios) imaturos. Brazlândia (DF), 05-07-2005

Frutos (carpídios) maduros.